Terapia e Curas Sistêmicas
 
Como você se sente com sua Mandala da Vida?

Como você se sente com sua Mandala da Vida?

” Na vida não somos um fim, mas um meio. (…) Se subíssemos a montanha, veríamos que a história vai muito além de nós.  Sempre nos afobamos, achando que temos que terminar alguma coisa. Mas, quando a nossa vida acabar, sempre haverá algo que deixamos por fazer. E algo que continua.” (texto de Nilton Bonder – no livro Tirando os sapatos)

 

Final de ano, pra mim, traz uma energia ao mesmo tempo de expansão e introspecção. Acho bem curioso! Pois me sinto chamada tanto a viver momentos sociais de partilha, como também, percebo uma forte tendência de me reencontrar comigo mesma e olhar para os passos que trilhei.

Por isso, considero um exercício super saudável fazer uma pausa, meditar e olhar pra si. Você como o centro de sua mandala pessoal, percebendo como está sua relação com o que compõe as áreas principais de satisfação na vida. E aí, podem entrar muitas coisas, eu sei… Mas, numa estrutura básica, considere 8 áreas:

> Saúde: que inclui sua relação com seu corpo, sua vitalidade e como você tem dedicado atenção para ter uma vida saudável;

> Relacionamentos Afetivos: aqui você vai adentrar no seu universo emocional e perceber como se sente em relação ao afeto, as histórias de amor e vínculos afetivos que tem relevância neste momento da vida. Seu coração tá preenchido e leve? Ou sente solidão e desesperança?…

> Finanças: e na relação com o dinheiro e sua economia pessoal. Como está sua a energia da Prosperidade pra você, tá fluindo bem? Existe equilíbrio ou rola um sentimento frequente de escassez?

> Trabalho: é uma outra área que a gente tende a colocar muito esforço e ênfase para obter os melhores resultados, sempre! Por isso, te convido a observar se você se sente produtivo e realizado com o que realiza (seja um trabalho formal ou algo bem inusitado, mas que te dê a sensação de que é um lugar de realizar algum dom que você possui). Note se acompanha os valores de vida que você carrega na alma e se tem fluído com prazer ou de forma exaustiva. Acredito que assim você terá alguns parâmetros interessantes para observar seu campo de trabalho,

>Família: e quanto à sua tribo familiar, como está a comunicação e a energia de troca com seus parentes mais íntimos? Você se sente preso aos dramas e conflitos da família ou consegue conviver com respeito e paz no coração, mesmo sem ter as mesmas opiniões e percepções de mundo?

> Espiritualidade: aqui a amplitude é grande, eu sei… Mas, sinta no coração se você sente alinhamento com sua dimensão não-material. Se cuida da alma como cuida das suas conquistas materiais ou seu trabalho… Como está o altar do seu coração neste momento de vida?

> Sexualidade: envolve tanto a questão da libido para uma vida sexual saudável e equilibrada, como também sua permissão para se expressar com criatividade, alegria e prazer na vida. Sente um pouco… e se pergunte: me sinto aberto para trocar com as pessoas? E reconheça em qual ponto você está!

> Amigos & Lazer: aqui também o foco tem a ver com sentir prazer e estar aberto para a vida e suas trocas. Perceba se você tem se escondido atrás de muito trabalho/responsabilidades/compromissos ou se permite viver momentos de despreocupação ao lado de pessoas queridas, recém-conhecidos, encontros inusitados que a vida propõe?…

 

Crie seu modelo, sinta cada área e anote tudo o que vier. Confie nas suas percepções e, especialmente, se deixe guiar por outras percepções além do seu campo mental.  Para quem conhece a energia dos campos sistêmicos da Constelação, este tipo de análise pode ser incrivelmente revelador, se você sentir cada área como um campo energético, capaz de te revelar informações ocultas quanto à fluidez ou estagnação/peso ou leveza/negação ou aceitação/ distância ou conexão… Enfim, uma leitura ampla que pode te ajudar a nortear seus planos para o ciclo 2019, tendo como referência o seu lugar no centro da mandala de sua vida. Você e o seu sentir; não as expectativas mentais e uma agenda de tarefas!

 

Quem se interessar, em trocar mais sobre isso, convido para dois grupos que conduzirei neste final de ano para cuidar disso. Será em São Paulo, nos dias 27 de Novembro e 06 de Dezembro. Detalhes na agenda de eventos aqui do site Sagrado Ventre.

Com carinho,

Lu Cerqueira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *