Terapia e Curas Sistêmicas
 
Vitimismo sob o olhar da Constelação entre Mulheres

Vitimismo sob o olhar da Constelação entre Mulheres

“Existe uma diferença importante entre Responsabilidade e Culpa. A responsabilidade é uma dádiva porque nos dá o poder de promover mudanças. Já, quando falamos de culpa, estamos transferindo a responsabilidade e nos colocamos como vítimas. Se você se prende a velhas feridas está se punindo aqui e agora. É como se você estivesse sentada numa prisão de ressentimento indignado… Então, te pergunto: você quer ter razão ou quer ser feliz? Perdoe e pare de si punir!”

Louise Hay – Pensamentos do Coração

Com o tema “Mulher frágil, dependente e vítima: será mesmo? Qual papel você protagoniza nos seus relacionamentos?” conduzirei em São Paulo, a próxima Roda de Constelação & Cura entre Mulheres na quinta-feira, dia 22 de Março,na Vila Mariana.

Desta vez, iremos trabalhar com aspectos do feminino ligados aos estereótipos sociais que rotulam a mulher como ‘indefesa, frágil e vítima’. Facetas antiquadas e pouco condizentes com a realidade da maioria das mulheres empoderadas que somos e convivemos, sem dúvida… Mas que ainda pesam como referências do feminino e nos afetam.

Por isso, trago o tema para reflexão.

Juntas, num grupo com outras mulheres, vamos reconhecer que há uma parte nossa que mantém essas máscaras irreais (seja por carência, raivas negadas ou insegurança) e alimenta joguinhos de acusação & autopiedade, desconfiança & julgamento, vitimismo & manipulação, especialmente em relacionamentos íntimos onde há pouca autonomia e, sim, vínculos de codependência.

Pode ser que este mecanismo permeia sua vida de forma subliminar e até inconsciente ou faça parte de histórias passadas… mas se o tema toca seu coração é porque existem partes sombrias a integrar no seu íntimo. E, como buscamos alcançar a plenitude como mulheres, este é um passo fundamental e corajoso a ser dado.

 

Como acontecerá o encontro?
A proposta será bem vivencial. Nosso encontro terá duração de 3 horas e iremos, juntas, silenciar e nos abrir para que o campo sistêmico acolha nossas questões em relação a este mecanismo distorcido de expressão do feminino. Neste formato, todas as participantes terão a oportunidade de sentir e experimentar a energia da Constelação Familiar, olhando individualmente para as energias referentes a sua postura em relação ao tema proposto. E, dependendo do que o grupo trouxer, poderá ser conduzida uma Constelação no grupo.
Você terá a oportunidade de se trabalhar com muito acolhimento. Teremos um momento de partilha coletiva e também dinâmicas individuais e em mini-grupos. Serão no máximo 20 participantes, para assegurar conforto e privacidade para todas.

Para quem é este trabalho?
Esta vivência é um convite aberto a todas as mulheres, a partir dos 15 anos. Afinal, se harmonizar com suas sombras é um passo essencial no caminho do autoconhecimento e te ajudará a estar mais em paz com sua essência e também mais atenta em relação aos mecanismos inconscientes que podem nutrir os jogos de vitimismo em sua vida.
Quando e como confirmar minha presença?
Se este convite toca o seu coração, será muito bem-vinda nesta jornada. O valor de contribuição é R$ 80,00 e pode ser acertado diretamente comigo no dia do evento (em dinheiro), ou por transferência bancária. O encontro ocorrerá no Espaço Elementos que fica na Rua Gaspar Lourenço 496, na Vila Mariana

Atenciosamente,
Lu Cerqueira,
Terapeuta de Constelação Familiar & Estrutural, Benção do Útero e Curas do Feminino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *